Férias em 2027: organize feriados e ganhe até 7 dias extras de descanso
Planeje as férias para 2027 e saiba como aproveitar feriados e pontos facultativos para ampliar o descanso.
O ano de 2027 terá menos feriados prolongados automáticos do que 2026, mas ainda assim oferece opções para aumentar o período de descanso. Com organização, é possível unir férias, feriados nacionais e pontos facultativos para conquistar pausas mais longas do trabalho.
Como emendar férias com feriados em 2027
Um exemplo vantajoso é tirar férias entre 18 de janeiro e 5 de fevereiro. Aproveitando essa combinação com o Carnaval — embora seja um ponto facultativo, muitas empresas suspendem atividades — é possível descansar até 26 dias consecutivos, usando somente 19 dias de férias. Isso inclui finais de semana, folgas, o Carnaval e a Quarta-feira de Cinzas.
Tirar férias no período próximo ao Carnaval pode ampliar significativamente os dias de descanso sem descontar muitos dias do saldo individual.
Para feriados que caem em sextas ou segundas-feiras, como a Confraternização Universal (1º de janeiro), Paixão de Cristo (26 de março) e Proclamação da República (15 de novembro), a estratégia é ideal para prolongar as pausas aos finais de semana. Por exemplo, quem aproveitar férias entre 29 de março e 9 de abril pode somar até 17 dias seguidos descansando, com apenas 12 dias efetivamente descontados.
Outra oportunidade está nos feriados que caem em terças-feiras, como a Independência do Brasil (7 de setembro). Nesse caso, tirar cinco dias de férias — de 30 de agosto a 3 de setembro — e aproveitar a "ponte" da segunda-feira, dia 6, pode resultar em seis dias adicionais de descanso, somando finais de semana, feriado e pontos facultativos.
Regras importantes para o planejamento das férias
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabelece que as férias não podem iniciar nos dois dias que antecedem feriados ou descansos semanais remunerados. Essa regra busca evitar que o trabalhador perca dias de descanso com coincidências de feriados e férias.
As férias podem ser divididas em até três períodos, desde que um deles contenha no mínimo 14 dias corridos e os demais ao menos cinco dias cada. A divisão depende de acordo entre empregado e empregador, e as convenções coletivas podem impor condições específicas.
O empregado pode vender até um terço do período de 30 dias, isto é, até 10 dias de férias, e a empresa deve respeitar essa decisão, realizando o pagamento junto com o das férias em até dois dias antes do descanso.
Já o direito às férias pode ser perdido caso o trabalhador acumule mais de 32 faltas injustificadas durante o período aquisitivo, entre outras situações previstas na legislação.
Quem não tem direito às férias previstas na CLT
Profissionais contratados como Pessoa Jurídica (PJ) não têm direito a férias remuneradas segundo a CLT, pois são considerados autônomos. Estagiários têm direito a recesso após um ano de estágio proporcional ao período e remunerado quando recebem bolsa ou contraprestação financeira.
Trabalhadores temporários têm férias proporcionais ao tempo de contrato, pagas na rescisão caso o vínculo termine antes de um ano completo.
Veja também
Como aproveitar o 13º salário: quitar dívidas, poupar ou gastar com cuidado
Em Economia
Flávio Dino sinaliza flexibilização da escala 6x1 com acordo coletivo
Em Economia
Pequenas empresas que deixarem Simples poderão pagar impostos de forma simplificada
Em Economia
Seguro-desemprego especial será pago pela União a resgatados de fazenda em Batatais
Em Economia
Senado amplia fiscalização da ANP contra crimes no setor
Em Economia



Comentários
Entre na sua conta e seja o primeiro a comentar esta matéria.