Fundos de pensão planejam ampliar ações após redução significativa desde 2013
Desde 2013, a participação de ações nos fundos de pensão brasileiros caiu de 34% para 4,7%, mas há intenção de retomada nos próximos anos.
Desde 2013, os fundos de pensão brasileiros reduziram drasticamente a participação de ações em suas carteiras, que caiu de 34% para apenas 4,7% em dezembro de 2025, segundo dados do Raio-X de Investimentos das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs) de 2026 apresentados pela Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar) em parceria com a Itajubá Investimentos.
O estudo, divulgado em congresso realizado em São Paulo, abrange entidades detentoras de cerca de R$ 461 bilhões em ativos, representando cerca de um terço do sistema nacional. A pesquisa comparou as alocações de dezembro de 2025 com as de 2013 e 2023 e revelou que, apesar da retração recente, os fundos têm a intenção de aumentar a exposição à renda variável, especialmente ações, nos próximos três anos, com alta mais expressiva prevista para o horizonte de longo prazo (36 meses).
Preferência atual pela renda fixa e desafios para retomada de ações
Em dezembro de 2025, os fundos de pensão concentravam 86% dos ativos em renda fixa, principalmente em títulos públicos indexados à inflação, como as NTN-Bs (Tesouro IPCA+). Conforme explicou João Ferreira, diretor de Investimentos da Abrapp, essa concentração reflete o contexto de juros reais elevados, que proporcionaram rentabilidades superiores aos compromissos atuariais das entidades, além da maturidade do sistema, no qual pagamentos de benefícios superam as contribuições, reforçando a necessidade de ativos menos voláteis e mais estáveis.
Leia também: Mercado de capitais brasileiro bate recorde de R$ 556,7 bilhões até setembro com queda na renda fixa
Ferreira destacou, entretanto, que uma retomada mais vigorosa dos investimentos de maior risco dependerá de uma mudança estrutural no cenário de juros reais, com a necessidade de que estes se mantenham em níveis mais baixos e previsíveis por períodos prolongados para que os fundos busquem retornos superiores aos dos títulos públicos.
Investimentos no exterior ganham força
O levantamento indicou que, entre as intenções de aumento de exposição para os próximos anos, os investimentos no exterior lideram, segundo Carlos Garcia, sócio-fundador da Itajubá Investimentos. A presença de estratégias internacionais nas políticas de investimento das entidades passou de 50% em 2013 para 84% em 2026, com maior protagonismo de mandatos globais em detrimento dos voltados exclusivamente para os Estados Unidos.
A diversificação e a baixa correlação dos ativos internacionais foram apontadas como os principais motivos para essa crescente busca por exposição externa. Em contraste, imóveis e Fundos de Investimento em Participações (FIPs) são as classes de ativos com maior intenção de redução na carteira dos fundos.
📰 Veja também
Ex-banqueiro usou financeira nas Bahamas para esquema
Ex-banqueiro Daniel Vorcaro utilizava a Mosaic nas Bahamas como hub para distribuir dinheiro internacionalmente, segundo investigadores.
Plano de Trump para importar carne tem baixo impacto
Iniciativa para importar mais carne bovina magra enfrenta baixa adesão e não reduz preços significativamente nos Estados Unidos.
Estaleiro Rio Grande inicia navio do programa naval de Lula
Obras começaram com atraso no estaleiro do Rio Grande do Sul para navio contratado pela Petrobras, parte da iniciativa de reativar a indústria naval.
Volkswagen planeja congelar salários globais até 2030
Conselho de trabalhadores da Volkswagen revelou planos para congelar salários até 2030, medida que enfrenta resistência dos sindicatos.
Ri Happy pede recuperação para renegociar R$ 827 mi
Grupo varejista de brinquedos Ri Happy entra com pedido para reestruturar dívidas bilionárias diante de cenário econômico desafiador.